INTERVENÇÃO

A intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas é sempre personalizada devido às diferentes potencialidades e dificuldades que cada aluno apresenta, e que devem ser tidas em conta para a realização do plano de reeducação.

Por outro lado, o tipo de trabalho realizado com o aluno também difere consoante o ano académico em que se encontra.

Pré-Escolar

Aquisição de competências nos domínios da:

  • Linguagem Oral
  • Metalinguagem
  • Psicomotricidade

Aprendizagem e reforço dos pré-requisitos para as aprendizagens escolares, tais como:

  • Perceção, 
  • Discriminação e memória visual,
  • Grafismos e estruturação espácio-temporal,
  • Consciência fonológica,
  • Pré-leitura e pré-escrita,
  • Funções executivas,
  • Integração sensorial e inter-sensorial.

1º Ciclo

Aquisição e consolidação dos pré-requisitos para as aprendizagens escolares.

Reeducação nas valências da leitura e da escrita, que englobam:

  • Compreensão, interpretação e escrita de texto, 
  • Correção ortográfica,
  • Velocidade leitora,
  • Capacidade de síntese.

2º/3º Ciclo e Secundário

A intervenção engloba os domínios mencionados anteriormente, adaptados às competências e idade de cada aluno.  Desenvolvimento de áreas em que os alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica denotam maiores dificuldades, nomeadamente:

  • Nível vocabular, 
  • Compreensão e interpretação de textos,
  • Velocidade leitora,
  • Pensamento abstrato,
  • Compreensão da relação entre conceitos,
  • Capacidade de síntese e reconto,
  • Expressão verbal,
  • Encerramento gramatical,
  • Construção e produção de textos.

São igualmente trabalhadas estratégias no âmbito da organização e planeamento de estudo.