INTERVENÇÃO
A intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas é sempre personalizada devido às diferentes potencialidades e dificuldades que cada aluno apresenta, e que devem ser tidas em conta para a realização do plano de reeducação.
Por outro lado, o tipo de trabalho realizado com o aluno também difere consoante o ano académico em que se encontra.
Pré-Escolar
Aquisição de competências nos domínios da:
- Linguagem Oral
- Metalinguagem
- Psicomotricidade
Aprendizagem e reforço dos pré-requisitos para as aprendizagens escolares, tais como:
- Perceção,
- Discriminação e memória visual,
- Grafismos e estruturação espácio-temporal,
- Consciência fonológica,
- Pré-leitura e pré-escrita,
- Funções executivas,
- Integração
sensorial e inter-sensorial.
1º Ciclo
Aquisição e consolidação dos pré-requisitos para as aprendizagens escolares.
Reeducação nas valências da leitura e da escrita, que englobam:
- Compreensão, interpretação e escrita de texto,
- Correção ortográfica,
- Velocidade leitora,
- Capacidade de síntese.
2º/3º Ciclo e Secundário
A intervenção engloba os domínios mencionados anteriormente, adaptados às competências e idade de cada aluno. Desenvolvimento de áreas em que os alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica denotam maiores dificuldades, nomeadamente:
- Nível vocabular,
- Compreensão e interpretação de textos,
- Velocidade leitora,
- Pensamento abstrato,
- Compreensão da relação entre conceitos,
- Capacidade de síntese e reconto,
- Expressão verbal,
- Encerramento gramatical,
- Construção e produção de textos.
São igualmente trabalhadas estratégias no âmbito da organização e planeamento de estudo.