QUEM SOMOS


Criada em 2011, a Crescer com as Letras é uma equipa multidisciplinar, constituída por duas Técnicas Superiores de Educação Especial e Reabilitação, quatro Psicólogas e uma Terapeuta da Fala. A equipa propõe-se a avaliar e acompanhar crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específicas.

A metodologia da Crescer com as Letras baseia-se num acompanhamento individual e personalizado, uma vez que as capacidades de cada aluno são singulares.

A Crescer com as Letras investe também em proporcionar, sempre que necessário, apoio e orientação a pais e professores, o que constitui um complemento essencial do trabalho desenvolvido. Desta forma é possível que todos os intervenientes diretos participem ativamente na evolução do aluno, tornando a terapia o mais holística possível.


Sofia Moraes Sarmento: Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação (TSEER). Licenciada em educação especial e reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana (1990-1994). Estagiou em multideficiencia e autismo. Desenvolveu atividades de avaliação precoce em Creche e Jardim de Infância. Desde 1998 trabalha na avaliação e reeducação de crianças e jovens com Dificuldades de Aprendizagem Específica tendo frequentado diversas ações de formação em perturbações do desenvolvimento e neurociências.

Filipa Braga da Costa: Licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2004. Exerce prática privada em psicologia clínica desde 2005. Pós-graduada em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes pela INSIGHT. Trabalha desde 2010 na avaliação e reeducação de crianças e jovens com Dificuldades de Aprendizagem Específica, nomeadamente dificuldades de leitura e escrita, tendo realizado diversas acções de formação nesta área. Realiza orientação vocacional a jovens.

Membro efetivo da ordem dos psicólogos nº 10526.

Amélia Souto Moura: Concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica no ISPA- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em 2011. Desenvolveu atividades em ambiente hospitalar, como: avaliação e intervenção Psicopedagógica, acompanhamento clínico e intervenção precoce; desenvolveu também um projeto de workshops com pais de crianças acompanhadas na consulta de Desenvolvimento. Desde 2014, trabalha essencialmente com crianças e jovens com dislexia ou outras Dificuldades de Aprendizagem Específica, fazendo avaliação e intervenção. Realizou diversas acções de formação nesta área.

Membro efetivo da ordem dos psicólogos nº 19721.

Carlota Luzes Padeira: Concluiu o mestrado em Mental Health: Psychological Therapies na Queen Mary University of London, em 2016. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, em 2015. Estagiou em Perturbação do Espetro do Autismo. Entre 2018 e 2020 realizou uma Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente. Trabalha na área das Dificuldades de Aprendizagem Específica desde 2017, realizando avaliação e intervenção. 

Membro efetivo da ordem dos psicólogos nº 23296.

Madalena Ferreira Lima: Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em 2005. Mestrada em Psicologia Educacional ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2012. Colaborou no projeto Aga Khan com o objetivo de intervir com crianças desfavorecidas e com fragilidades na aquisição da linguagem escrita em 2012, trabalhando na área das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita desde então. Trabalhou em contexto escolar em 2014 com crianças com necessidades educativas especiais e a partir de 2015 trabalha em clínica privada onde realiza avaliação e intervenção de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, tendo realizado diversas ações de formação nesta área.

Membro efetivo da ordem dos psicólogos nº 14520.

Leonor Rocha e Mello: Terapeuta da Fala, formada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 1989. Formação na área do Processamento Auditvo (nível 1,2 e 3); várias formações nas áreas da Linguagem (oral e escrita), fala e motricidade orofacial. Trabalhou inicialmente no Serviço de Neurologia do Hospital de S. José.

 Desde 1996 trabalha com crianças em contexto escolar, avaliação e intervenção nas diferentes perturbações de Linguagem; fala, comunicação e perturbação do Processamento Auditivo.

Leonor Ribeiro: Licenciada em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (1998-2002). Mestre em Educação Especial, especialização em Dificuldades de Aprendizagem (2005-2009) e doutoranda em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial (2016 - 2022), na Universidade do Minho.

Desde 2003 que faz a avaliação e intervenção em perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas da Leitura (dislexia) e da escrita (disgrafia e disortografia), intervenção para a promoção de competências de estudo e de literacia precoce, em centros de desenvolvimento, e formação para profissionais da área da educação e saúde.

Formadora em educação especial. Autora de materiais psicopedagógicos, como o Safari dos Sons, da Majora e o Supert-Matik Dislexia e Disortografia, da Eudáctica.